Lady Bo, a Rainha da Guitarra


Resultado de imagem para lady bo
Peggy Jones, conhecida como Lady Bo, foi uma guitarrista inovadora e expressiva que originalmente fez parte da banda de seu marido, Bo Diddley, influenciando tanto nas suas composições, como na sonoridade.

Peggy Jones nasceu em 19 de julho de 1940 em Nova York, onde ela cresceu e estudou na Manhattan’s High School for the Performing Arts. Ela treinou opera, sapateado e balé. Sua vida e música tomaram uma nova direção quando ela encontrou Bo Diddley pela primeira vez. Diddley ficou tão chocado ao assistir uma jovem tocando guitarra que a chamou para uma conversa e eventualmente a convidou para tocar com ele no camarim, após o show.
Rapidamente, Peggy passou a tocar em sessões com a banda de Bo Diddley, até ser oficialmente efetivada como membro. Durante este período, Diddley lhe ensinou a tocar em sua distinta afinação e ela começou a ousar no uso dos efeitos, o que contribuiu muito para o seu estilo. Peggy e Diddley navegavam entre ritmos e guitarras com tanta facilidade que muitas vezes soava como um só.
Jones uma vez disse, "Você não consegue distinguir uma guitarra da outra, a menos que estivesse presente." Juntos eles criaram o som que iria definir as guitarras do R&B nos anos 60.
Durante o seu primeiro período com a banda de Diddley, Peggy contribuiu na guitarra e vocais nas gravações de músicas como “Road Runner” e “Hey Bo Diddley.” Ela demostrou sua habilidade e estilo animado na gravação "Aztec" de 1961, em que ela tocou todas as guitarras, mas isto é erroneamente creditado a Bo Diddley.

Resultado de imagem para Bo Diddley lady bo

Além do seu trabalho na banda de Bo Diddley, Peggy tem uma carreira solo valiosa. Ela formou sua própria banda, The Jewels (também conhecida como The Family Jewel, Lady Bo and the Family Jewel, The Fabulous Jewels, Little Jewel and the Family Jewel, and Lady Bo and the BC Horns).

Peggy deixou a banda do marido em 1961 para se dedicar ao The Jewels que se tornou uma das bandas mais populares em turnê pela Costa Oeste. Durante este tempo, ela também lançou singles com grupos como Bop Chords e the Continentals e por um curto período integrou a banda de James Brown.

Resultado de imagem para lady bo

Quando ela voltou a tocar com Bo Diddley em 1970, toda a sua banda juntou-se a ela, tornando-se a nova banda suporte do músico. E em seu primeiro show reunidos, a plateia estava tão animada com a noticia que gritava "Lady Bo", o seu famoso apelido.

Peggy Jones sempre mostrou um incrível desejo de experimentar novas guitarras, efeitos e sons. Seu entusiasmo por novas tecnologias envolvendo o instrumento, a ajudaram a equilibrar o apego de Bo Diddley a guitarra caixa de charuto que o deixou famoso, e permitiu que a banda evoluísse sonoramente ao longo do tempo.
Apesar dela geralmente preferir guitarras Gibson, Lady Bo também tocou instrumentos mais experimentais, como a guitarra sintetizador de guitarra Roland e usou seus seus sons únicos de maneiras que nem sempre são ouvidas no R&B.
Ela é raramente recebe o reconhecimento que merece por ter ajudado a criar o som que iria definir o R&B por década, mas
sua influência sonora continuará sendo uma parte significativa da história da música.

Infelizmente, Lady Bo, a Rainha da Guitarra, morreu em 2015, aos 75 anos.

Resultado de imagem para lady bo

Texto adaptado e traduzido de She Shreds Mag.

0 Comentários